Tweet TONTON - FITNESS ADVISER: L-ARGININA (COM UMA OBSERVAÇÃO SOBRE A ORNITINA)

L-ARGININA (COM UMA OBSERVAÇÃO SOBRE A ORNITINA)

Publicado  segunda-feira, 24 de maio de 2010

L-ARGININA (COM UMA OBSERVAÇÃO SOBRE A ORNITINA)



A despeito de todos os modismos e antimodismos que cercam a L-arginina, esta substância continua sendo um dos aminoácidos mais intrigantes e, potencialmente, um dos mais úteis. Tem efeitos acentuados sobre vários dos principais hormônios endócrinos, desempenha um papel muito significativo nos músculos, no crescimento e na cicatrização, ajuda a regular e sustentar os principais componentes do sistema imunológico e mostrou importantes propriedades anticancerígenas e hepatoprotetoras. Tem também importância crítica na fertilidade masculina.
Argumenta-se muito contra e a favor da L-arginina (e sua prima, a ornitina). Os modismos acerca de sua reputação no sentido de queimar gorduras/desenvolver a musculatura certamente foram exagerados, embora essas alegações realmente tenham um certo fundamento. Enquanto isso, alguns benefícios potencialmente muito maiores - nas áreas do câncer e da imunidade - têm sido amplamente ignorados.
A L-arginina e a ornitina são classificadas como aminoácidos não essenciais. Isso significa que o organismo é capaz de sintetizá-los; portanto, não é essencial que tenhamos quantidades adicionais em nossa dieta cotidiana. A L-arginina, por falar nisso, é um aminoácido essencial para as crianças.
3- Desenvolve os músculos e queima gorduras - Atualmente, esse é o maior argumento a favor da arginina e da ornitina . Um número cada vez maior de atletas, adeptos da musculação e pessoas em dieta vem usando esses aminoácidos. É verdade que a arginina estimula a hipófise, aumentando a secreção do hormônio do crescimento. Acredita-se que, uma vez na corrente sanguínea, esse hormônio ajude a queimar gordura e desenvolver a musculatura. Observou-se a liberação do hormônio do crescimento em seres humanos após a administração de arginina oral e injetável. Não existem indícios reais, contudo, de que suplementos de arginina (ou ornitina) possam realmente "queimar gordura" ou "desenvolver os músculos) nos seres humanos. Essa falta de provas, entretanto,pode simplesmente se dever ao fato de que, até o momento, não se realizou nenhum estudo sólido ou controlado para testar essas alegações. Em um estudo realizado com seres humanos, 1.200 miligramas de arginina combinadas a 1.200 miligramas de lisina, um aminoácido semelhante à ornitina, realmente causaram a liberação de quantidade biologicamente ativas do hormônio do crescimento, mas não foi realizado nenhum acompanhamento a fim de verificar seu efeito sobre a gordura ou sobre os músculos. Sem a combinação com a lisina,incidentalmente, pouca quantidade do hormônio do crescimento foi liberada, Dado o que sabemos sobre a arginina, não é desarrazoado esperar que o aminoácido realmente possa ter algumas dessas capacidades - embora não saibamos ainda até que ponto e quais seriam os possíveis riscos.
Uma coisa parece ser razoavelmente certa: é muito pouco provável que as pequenas quantidades de arginina disponíveis na maioria dos suplementos orais tenham algum efeito. Não queremos sugerir com isso que você deva começar a tomar megadoses de arginina; embora tenha baixa toxicidade, em altas doses a arginina realmente pode ser arriscada em alguns casos. Novamente , precisamos realizar mais trabalhos para descobrir os riscos e benefícios precisos dessas alegações.
Provoca a cicatrização de queimaduras e outros ferimentos.
A capacidade da arginina de estimular a secreção do hormônio do crescimento sem dúvida é responsável por sua capacidade de acelerar a cicatrização de ferimentos e inibir a perda de massa muscular após cirurgias ou ferimentos. Vários estudos realizados com animais documentaram esses efeitos benéficos.

Informações tiradas do Livro A Enciclopédia de Vitaminas e Minerais.
Por : Sheldon Saul Hendler, M.D., Ph.D
Editora: Campus Ltda.RJ

0 comentários: