Tweet TONTON - FITNESS ADVISER: sushi é bom para praticantes de atividade fisica?

sushi é bom para praticantes de atividade fisica?

Publicado  quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sushi e Sashimi na nutrição do esporte

Actualmente o sushi é considerado uma comida japonesa, embora a sua origem não seja totalmente conhecida, foi no Japão que o sushi foi cultuado e onde é mais consumido.

O sushi é o casamento do arroz com o peixe cru. Este surgiu de forma a conservar o peixe e o arroz no tempo em que ainda não existia refrigeração, eram embalados em caixas de madeira, pois o ácido láctico produzido pelo arroz durante a fermentação ajudava a preservar o peixe.

O sushi é actualmente popular, não só pela sua apresentação e sabor mas também por ser considerada uma comida muito saudável. Uma das características da cozinha japonesa consiste na preparação dos ingredientes de modo a conservar a sua frescura, realçar o seu aroma e sabor. A dieta japonesa é muito saudável pois contem todos os nutrientes necessários numa refeição e possui alguns alimentos com propriedades muito benéficas ao organismo.

A comida japonesa é essencialmente composta por
Peixe - que é uma excelente fonte de proteína e a melhor de ómega 3, um tipo de gordura benéfica para o coração, que reduz o colesterol e a pressão arterial.
Algas - possuem vitamina C (importante para potencializar o sistema imunológico).
Gengibre (Shoga) - Utilizado para tempero age como antibiótico, anti-inflamatório e é antioxidante (combate o envelhecimento das células). É um óptimo digestivo
Soja - Reduz os níveis de colesterol LDL (mau) no sangue, evitando a acumulação de placas de gordura nas artérias.
Cogumelos - possuem ácido glutâmico que auxilia o sistema imunológico.
Chá verde - Ajuda no bom funcionamento digestivo, por causa da presença de substâncias chamadas catequinas. Possui também, uma acção bactericida e antioxidante e impede a proliferação de células cancerígenas.
Hortaliças - possuem bastantes fibras que fazem bem ao organismo, melhorando o funcionamento intestinal e controlando os níveis de glicose e colesterol no sangue.
Moyashi (rebentos de soja) - é um alimento rico em fibras e vitamina C. É consumido cru ou cozido, com carnes e legumes. Aumenta a produção de células de defesa do organismo.
Tofu (queijo de soja) - É fonte de proteína, minerais e vitaminas. Ameniza os sintomas da menopausa, protege contra o cancro e previne a osteoporose, é uma importante fonte de cálcio.
Arroz - Possui ferro, fibras, tiamina e niacina. Contém ainda a maioria dos aminoácidos essenciais e é também um hidrato de carbono (fonte principal de energia).
Missoshiro (Sopa de soja) - É composto por pasta de soja, algas, vegetais, tofu e peixe desidratado. É considerado um antioxidante, e garante o bom funcionamento do intestino e do cérebro. A soja é rica em isoflavonas (auxiliam na redução dos níveis de colesterol). Previne também doenças de coração e alguns tipos de cancro.

No entanto, mesmo fornecendo diversos nutrientes, o homem não pode viver só de sushi e sashimi, porque esta dieta japonesa é deficiente em ferro, pois não possui carne vermelha, a principal fonte de ferro). A falta de ferro é a causa mais comum da verdadeira anemia. Por isso é importante a variação e o equilíbrio na dieta com todos os alimentos essenciais para suprir as necessidades de cada um de nós.

Outro aspecto negativo é o shoyu (molho de soja) que ingerido em excesso auxilia na retenção de líquidos, devido á elevada quantidade de sódio que possui.

Apesar de todos estes factores negativos o sushi é uma comida leve e natural, de rápida digestão do organismo, é pobre em gorduras e calorias, e é a prefeita combinação entre proteínas (peixe cru), hidratos de carbono (arroz) e fibras (algas). No entanto deve-se ter cuidado com as frituras como o tempura e sushis que são fritos ou que contêm cream cheese ou maionese, porque neste caso temos mais a união do lipído que pode ser prejudicial.
Em geral é uma alimentação muito saudável e variada que utiliza 5 sabores básicos nos seus pratos: ácido, amargo, doce, quente e salgado. Existem vários tipos de preparação do sushi de acordo com calorias e recheio.

O Sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados:
Niguiri: Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e omelete;
Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;
Uramaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;
Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;
Chirashi: peixes, frutos do mar e legumes espalhados por sobre o arroz de sushi.

O Sashimi são fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível:
Maguro: Atum;
Toro: Atum gordo (parte nobre);
Ika: Lula;
Ebi: Camarão;
Saba:cavalinha (espécie de peixe);
Shake:salmão.

A Tempura são frutos do mar e vegetais panados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também, bem conhecido no mundo todo.

As Algas (kaiso) são uma importante parte da dieta japonesa, por ser muito rica em minerais. Várias espécies de algas são comidas de diferentes maneiras.
Nori: É a mais comum. São lâminas secas e finas de algas usadas nos “rolinhos” e em outros tipos de sushi.
Wakame: É utilizada nas sopas como a de misô ou em alguns tipos de saladas.
Kombu: É utilizada como ingrediente básico de sopas;

O Wasabi é um dos principais temperos da culinária japonesa. Feito de uma raiz forte, costuma ser utilizado em forma de uma pasta como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.
O Saquê é feito de arroz e água. Há vários tipos regionais de saquê. Sua graduação alcoólica varia entre 10 e 15% e pode ser servido quente ou gelado. Costumam ser servidos em pequenos potes ou em um recipiente chamado masu.
O Shari é o arroz preparado para confecção de Sushi.

0 comentários: