Tweet TONTON - FITNESS ADVISER: A alimentação do adolescente desportista

A alimentação do adolescente desportista

Publicado  terça-feira, 9 de agosto de 2011

A alimentação do adolescente desportista

A adolescência e a prática regular de exercício requerem alguns ajustes ao nível da alimentação. Os jovens necessitam de um regime alimentar adequado, de forma a que o corpo se encontre preparado para as novas exigências.
Comece-se por enaltecer todos os jovens que optam pela prática de uma qualquer modalidade desportiva e também os seus pais ao permitirem, facilitarem ou, até mesmo, incentivarem essa prática. A prática desportiva regular é benéfica para os jovens a vários níveis:

físico: desenvolve e melhora a condição física geral, ajuda a reduzir a tensão arterial, equilibra o processo de apetite/saciedade;

psíquico: contribui para um estilo de vida mais saudável, diminui a pressão do dia a dia, cria desafios, estimula o alcançar de objetivos;

social: fortalece o espírito de grupo, promove o cumprimento de regras, facilita o convívio, permite uma boa ocupação dos tempos livres.

Ser adolescente e praticar regularmente - pelo menos 3 a 4 vezes por semana - uma determinada modalidade requer reajustes ao nível alimentar. A adolescência caracteriza-se pelo grande desenvolvimento físico - ósseo e muscular - do organismo num, relativamente, curto espaço de tempo e, por outro lado, a prática desportiva caracteriza-se também por, a nível físico:

- desenvolver e fortalecer a massa muscular, incluindo o coração;

- elevar o metabolismo basal - consumo energético necessário para o funcionamento do organismo, quando está em repouso;

- consumir as gorduras acumuladas.

Assim, é importante proceder a algumas alterações quanto ao regime alimentar normal dos adolescentes, de modo a responder às necessidades específicas dos jovens desportistas.

1. Refeições

Primeiro almoço - deve ser completo e rico em hidratos de carbono de absorção lenta - farináceos - e média - frutas.

Refeição anterior à prática desportiva - deve ser feita duas horas antes, ser rica em hidratos de carbono de absorção lenta e média, ser rica em líquidos - água e sumos de fruta natural -, ser mais pobre em gorduras e ser de fácil digestão.

Refeição a seguir à prática desportiva - deve ser feita até uma hora após o fim da atividade física e deve ser semelhante à refeição indicada no ponto anterior.

2. Nutrimentos

Ligeiro aumento dos alimentos em geral, de modo a proporcionar o aumento necessário de proteínas, lípidos e hidratos de carbono. Estes não necessitam nunca de ser de absorção rápida, ou seja, de produtos ricos em açúcar.

Não há qualquer necessidade de suplementos e o consumo de líquidos deve ser feito antes, durante e depois da atividade física.

A par do incentivo que deve ser feito para a prática regular de uma qualquer modalidade desportiva, deve-se ensinar e proporcionar aos jovens um regime alimentar adequado - o que comer, como e quando -, de forma a que o corpo esteja preparado para essa nova exigência e dela possa retirar todos os benefícios.



Como referenciar este artigo:
A alimentação do adolescente desportista . In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-08-09].
Disponível na www: .

0 comentários: