Tweet TONTON - FITNESS ADVISER: O exemestano torna-o mais definido e musculoso?

O exemestano torna-o mais definido e musculoso?

Publicado  domingo, 24 de junho de 2012




O exemestano torna-o mais definido e musculoso

O exemestano é um inibidor da aromatase com uma estrutura de esteróide. Para além do grupo etyl em C6, o composto tem uma notável semelhança com a boldenona. Se a enzima aromatase – que converte a androstenediona e a testosterona em estradiol – tenta “aromatizar” o exemestano de forma a transformá-lo em estrogénio, fica tão presa que se degrada. É desta forma que o exemestano reduz os níveis de estrogénio.
Uma vez que as mulheres com uma forma de cancro sensível ao estradiol normalmente se submetem à quimioterapia, a uma operação e de radiação, elas geralmente tomam anti-estrogénicos durante cinco anos depois disso. A maioria toma o tamoxifeno por um par de anos e depois passa para um anti-estrogénico, como o anastrazole ou exemestano. Pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo do exemestano, daí esta pesquisa italiana.
Os pesquisadores monitorizaram 68 mulheres idosas durante 2 anos. Todas as mulheres já tinham tomado 20 mg por dia de tamoxifeno durante 2-3 anos. Metade delas continuou a toma de tamoxifeno e a outra metade começou a tomar 25 mg de exemestano por dia.
O grupo do exemestano ganhou massa magra. Nos dois anos em que durou a experiência, as mulheres desse grupo ganharam uma média de 2,2 kg de massa magra. E o mesmo grupo perdeu uma média de 0,7 kg de gordura. As figuras abaixo mostram os efeitos em forma de percentagem.
exemestanebodycomp O exemestano torna o mais definido e musculoso
Tabela 1
exemestanebodycomp2 O exemestano torna o mais definido e musculoso
Tabela 2
exemestanebodycomp3 O exemestano torna o mais definido e musculoso
Tabela 3
Os níveis de triglicerídeos no sangue das mulheres do grupo do exemestano, desceu – uma evolução positiva. Ao mesmo tempo, o exemestano aumentou os níveis de LDL [colesterol mau] e reduziu a concentração de HDL [bom colesterol] – uma evolução negativa.
Investigadores americanos do cancro ofereceram uma explicação acerca da forma como o exemestano poderia causar esses efeitos. O exemestano por si não possui quase nenhum efeito androgénico, mas os pesquisadores anunciaram em 2007 que um metabólito do exemestano – o analógico 17beta-hidroxi - é capaz de interagir com o receptor de androgénio.
Isto significa que as mulheres devem considerar cuidadosamente se devem ou não utilizar o exemestano. Isso também significa que exemestano é agora do interesse para os atletas “químicos” com objectivos modestos.
Se um homem tomar 25 mg de exemestano por dia, o seu nível de testosterona aumenta por um terço, pesquisadores da “Farmitalia” descobriram isso na década de 1980. Uma dose de 50 mg faz o mesmo..
Então o que aconteceria se você colocasse homens a tomar 25 mg ou 50 mg por dia de exemestano durante um ano? E se esses homens também praticassem musculação?

The effects on lipid serum levels of a 2-year adjuvant treatment with exemestane after tamoxifen in postmenopausal women with early breast cancer. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19046724


0 comentários: